Como jogar!?

REGRAS BÁSICAS DE FUTEBOL DE BOTÃO DA MODALIDADE DADINHO (9X3)

Tempo de Jogo

2 tempos de 7 minutos cada.
- Se antes do apito final o botonista tiver mandato preparar, esse terá direito ao chute mesmo após o apito final.

Saída de Bola

A saída de bola para o início do jogo, do segundo tempo ou após um gol deverá ser realizada por apenas dois dos jogadores colocados junto ao círculo central, um botão dará o toque inicial e outro botão deverá dar continuidade as jogadas.
- O chute a gol só poderá ocorrer após o dadinho sair totalmente do círculo central.

Limites de Toques

Cada jogada será composta de no máximo nove toques coletivos de uma equipe, sendo que cada botão terá direito a executar no máximo três toques individuais consecutivos.
- Caso um botão extrapole seu limite de lances individuais, ou a equipe extrapole seu limite de lances coletivos, a equipe será punida com tiro livre indireto no local onde o dado tiver parado.
- Caso o botão não toque no dado e jogada é passada ao adversário que irá iniciar uma nova contagem de toques.

Lateral e Tiro de Meta

 O botão que efetuar a cobrança deverá dar apenas um toque, o tiro de meta pode ser cobrado por um botão. A cobrança conta como um toque coletivo.
- Se a cobrança extrapolar o limite de toques coletivos a mesma é revertida ao adversário.

Faltas

Somente serão permitidas cobranças diretas as faltas que ocorrerem no campo de ataque.
- Não é permitido tabela e bicicleta (virar o botão ao contrário).
- Durante as jogadas pegar qualquer botão com a mão.
- Durante as jogadas encostar no dadinho com a mão ou com a palheta.
- Tocar no botão adversário com seu botão antes de tocar no dadinho.

Penalti

Será considreado penalti as infrações ocorridas dentro da área.
- O cobrador deverá posicionar o dadinho na marca de penalti e arrumar seu botão para a cobrança, em seguida o adversário deverá posicionar o seu goleiro sobre a linha, na sequencia autorizando a cobrança.

Reposição dos Jogadores

Cada botonista deverá posicionar seus 10 botões em seu campo de defesa no início de cada tempo e após a marcação de um gol, quem tiver a saída de bola escolhe 2 botões para posicionar dentro do grande círculo.
- Antes da reposição por tiro de meta, o botosnista que chutou a gol (que passará a defender) pode reposicionar 3 botões para o seu campo de defesa.

Goleiro

O goleiro poderá se movimentar apenas dentro da pequena área, o botonista só poderá posicionar o goleiro apenas quando solicitado pelo advesário a arrumação para chute a gol ou quando esse for tocar na bola dentro da pequena área.
- Os toques do goleiro dentro da pequena área seguem a contagem de toques individuais e coletivos.

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